Mais de 23 mil candidatos realizaram vestibular da UFPR; devido à pandemia, processo teve fase única

Em virtude da pandemia do novo coronavírus, as universidades estaduais do Paraná estão alterando o formato dos vestibulares. O objetivo é incentivar o ingresso de novos estudantes nas instituições respeitando as medidas sanitárias.

Na Universidade Estadual de Londrina (UEL) foi aprovada, na quinta-feira (1), a realização do Vestibular 2022 em fase única, com prova agendada para 6 de março, seguindo o modelo adotado no último concurso. As inscrições iniciam no dia 20 de setembro e vão até 3 de novembro.

O reitor da UEL, Sérgio Carvalho, afirma que a universidade registrou mais de 27 mil inscrições no Vestibular 2021, em virtude da redução do valor de inscrição e da realização da prova em um único dia, somente em Londrina.

“A universidade teve de suspender o concurso por três vezes e realizou a prova em conjunto com o Ministério Público e com as autoridades municipais e sanitárias. Esperamos que no ano que vem estejamos vivendo a normalidade, mas é importante ser conservador neste atual cenário da Covid-19”, disse o reitor.

A Comissão do Vestibular Unificado (CVU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) também propôs modificações e readequações no Vestibular 2022. Além da alteração das provas, que eram aplicadas em dois dias e mudam para data única, o exame terá alteração no número de questões para adequação ao tempo. A duração será de até cinco horas, no período da tarde.

Segundo a presidente da Comissão Central do Vestibular, Maria Raquel Marçal Natali, as mudanças facilitam a logística e estimulam a participação dos candidatos. “Os estudantes terão mais facilidade do ponto de vista econômico, com um dia de provas apenas, procedimento também adotado por outras universidades estaduais”, explicou.

PROVAS – Outra instituição que, recentemente, realizou o vestibular foi a Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp). A prova reuniu 3.197 candidatos que concorreram a 1.083 vagas ofertadas nos cursos de graduação da universidade.

O processo seletivo também aconteceu em um único dia e a tendência é que se mantenha no mesmo formato para os próximos anos. O gabarito provisório e o caderno de provas do Vestibular Uenp 2021 estão disponíveis AQUI.

Foto: Divulgação SETI

Na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) a prova do vestibular que estava agendada para domingo (4) foi transferida para 1º de agosto, devido à situação epidemiológica da macrorregião Oeste, que abrange quatro dos sete locais de prova. São 10.766 inscritos que disputam 1.230 vagas, distribuídas em 65 cursos de graduação.

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) disponibilizou duas formas de ingresso em 2021. Uma delas foi usar a média final do último vestibular realizado e a outra foi considerar a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nas edições de 2018 e 2019. A expectativa é que as provas acorram no mesmo formato no início do ano que vem.

INSCRIÇÕES ABERTAS 

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) abriu as inscrições nesta quinta-feira (1º) para o Vestibular de Primavera 2021. O prazo segue até 29 de julho e as provas serão aplicadas em 26 de setembro. O processo seletivo é válido para entrada de alunos em 2022. São 725 vagas distribuídas em 39 cursos de graduação.

Nesta edição, as provas serão aplicadas em um só dia, no domingo (manhã e tarde), com intervalo mínimo de duas horas entre uma prova e outra. A Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS) manteve o mesmo conteúdo programático e obras literárias da edição anterior.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente no site da CPS/UEPG. O valor da taxa de inscrição também foi mantido em R$ 157, que pode ser pago até 30 de julho.

Para o Vestibular de Primavera, a UEPG mantém a aplicação de um rígido protocolo de biossegurança, aprovado pela Secretaria de Estado da Saúde, que respeita o uso obrigatório de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social. Em cada local de provas serão alocados em torno de 250 candidatos para evitar aglomerações antes da entrada escalonada dos candidatos nas salas.

Source link

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrições do Enem terminam nesta quarta-feira

Os estudantes que ingressarem no Ensino Médio na modalidade EJA (Educação para Jovens e Adultos) poderão, a partir do próximo semestre, concluí-lo em um ano e meio (três semestres). A mudança acontece devido à nova carga horária de 24 horas/aula semanais, com cerca de 5 horas diárias, de segunda a sexta feira – anteriormente, os estudantes cumpriam 18 horas/aula semanais, divididas em três dias com 5 horas de aulas e um dia com 3 horas.

Com a mudança, as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa serão concluídas em um semestre, em vez dos dois semestres necessários até então. A distribuição das aulas na semana ficará a cargo da escola. No entanto, será necessário respeitar a Matriz Curricular aprovada para o nível de ensino e a carga horária distribuída por semestre de cada disciplina.

As matrículas para novos estudantes EJA, tanto para o Ensino Médio quanto para o Ensino Fundamental II, estão abertas a partir desta quarta-feira (23). As aulas terão início em 21 de julho. É preciso entrar em contato com as instituições de ensino da rede estadual que oferecem EJA para realizar a matrícula. Confira em www.educacao.pr.gov.br/EJA os colégios de cada cidade e a documentação necessária para efetuar a matrícula, que precisa ser confirmada por SMS.

Os estudantes que ingressarem, a partir do próximo semestre, no Ensino Médio na modalidade EJA (Educação para Jovens e Adultos) poderão concluí-lo em um ano e meio (três semestres). – Foto: SEED

Os estudantes que já cursam o Ensino Médio EJA darão continuidade, no próximo semestre, à matriz curricular em que ingressaram, de 18 horas/aula semanais. O prazo para conclusão do Ensino Fundamental permanece o mesmo, de até dois anos. Em caso de dúvidas, é possível telefonar para o setor de EJA da Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná: (41) 3340-5894 ou (41) 3340-1591.

EJA 

O Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) pode ser cursado por qualquer pessoa com 15 anos completos, já o Ensino Médio pode ser cursado por qualquer pessoa com 18 anos completos.

Source link

Inscrições para o Prouni começam hoje

As oportunidades visam reforçar o time para garantir o abastecimento na região; processo seletivo está em andamento e será feito online

O Grupo HEINEKEN, segunda maior cervejaria do país, está recrutando profissionais nas áreas de Vendas, Comercial, Logística e Distribuição, para agregar ao time que hoje já conta com mais de 13 mil colaboradores em todo o país. As atribuições, assim como os requisitos e as etapas do processo seletivo, variam de acordo com a posição de interesse: vendedores, promotores de venda, supervisores de operação logística, ajudantes de entregas, motoristas, entre outros. Os candidatos interessados poderão se inscrever por tempo indefinido, até que todas as vagas sejam preenchidas.

O Grupo HEINEKEN é responsável pela produção de cervejas nacionalmente conhecidas, como Heineken, Amstel, Eisenbahn, Devassa, Schin e Baden Baden, além de também contar com um portfólio de bebidas não alcoólicas, como os refrigerantes Itubaína e FYs. “Estamos em busca de novos talentos que estejam dispostos a contribuir ativamente para o nosso negócio. Hoje, o Brasil é uma das principais operações da nossa companhia globalmente e, por isso, estamos otimistas com o futuro e prontos para continuar construindo essa história de sucesso com dedicação, respeito e foco nas pessoas”, comenta Raquel Zagui, Vice-Presidente de Recursos Humanos do Grupo HEINEKEN.

Quem apoia o processo de recrutamento e seleção é a Randstad Sourceright, divisão da Randstad, empresa global de soluções de RH. Os candidatos interessados podem se inscrever diretamente no site de Carreiras da companhia www.heineken.randstad.com.br/.

Após passarem por todas as etapas de seleção, os aprovados terão início imediato e contarão com benefícios como salário compatível com o mercado, vale-refeição ou restaurante no local (a depender da localidade), vale-transporte ou estacionamento (a depender da localidade), plano de saúde, seguro de vida e descontos em produtos do Grupo HEINEKEN.

VALORES

Para fazer parte do time da cervejaria é fundamental que o candidato esteja alinhado aos valores da companhia: respeito, protagonismo, qualidade, paixão diversão. Compromissada com a diversidade e inclusão, a companhia anunciou em março deste ano a meta de ter 50% de mulheres na liderança nos próximos cinco anos. A empresa conta ainda com um Comitê de Inclusão & Diversidade e grupos de afinidade que apoiam o desenvolvimento e oferecem suporte aos diversos talentos da empresa, além de trabalharem ações de combate ao preconceito e conscientização, com foco em raça, LGBTQIA+, gerações e pessoas com deficiência, além de equidade de gênero.

SERVIÇO
Vagas abertas – Grupo HEINEKEN
Link para inscrição: http://heineken.randstad.com.br/
Áreas: Vendas, Comercial, Logística, Distribuição
Cidades com vagas disponíveis:  Lapa (PR), Cascavel (PR), Maringá (PR), Cambé (PR), Londrina (PR), Curitiba (PR)

Source link