Suplementos alimentares – Pra que servem e quais os tipos?

O que é Suplemento Alimentar?

Suplementos alimentares são compostos com a finalidade de complementar a alimentação e fornecer vitaminas, fibras, aminoácidos ou minerais, que podem faltar na dieta de uma pessoa. Os suplementos alimentares, portanto, têm como principal objetivo adicionar nutrientes à dieta, tornando-a assim mais completa.

Benefícios dos suplementos

Muitas vezes é difícil consumir todos os nutrientes necessários através das refeições. E com a suplementação alimentar é possível suprir essas carências. Além disso alguns suplementos proporcionam mais energia para o treino, recuperam a fibra muscular após os exercícios, auxiliando assim, até na redução de dores musculares.

Suplementos alimentares – Pra que servem e quais os tipos?

Riscos e Cuidados

Os suplementos alimentares devem ser tomados sempre por indicação médica, pois podem apresentar riscos à saúde se tomados de forma incorreta ou em dosagens excessivas. Se administrado incorretamente pode também aumentar a pressão arterial e a frequência cardíaca, desencadeando assim outros problemas. O uso é individual, pois depende muito da necessidade de cada pessoa.

Suplementos alimentares – Pra que servem e quais os tipos?

Tipos de Suplementos alimentares

Suplementos Hiperproteicos

Suplementos hiperproteicos são aqueles derivados de proteínas do leite, ovo ou soja. Sua principal função é reparar a musculatura e auxiliar seu desenvolvimento. É muito utilizado por praticantes de atividades físicas.

É necessário uma atenção especial pois o uso excessivo pode sobrecarregar a função do fígado. O hiperproteico mais conhecido é o WheyProtein.

Suplementos Estimulantes

Suplementos estimulantes são feitos à base de cafeína e guaraná. Eles aceleram o metabolismo e estimulam o sistema nervoso. É muito utilizado por praticantes de musculação, pois aumentam a disposição para o treinamento.

O uso indevido causa  dependência psicológica, aumento da pressão arterial, agitação entre outros.

Óxido nítrico

Suplementos a base de óxido nítrico é um tipo de suplemento indicado para acelerar o ganho de massa muscular. Durante o treino, ele aumenta a velocidade de contração do músculo, gerando um maior potencial de força. Ajuda também na recuperação da fadiga muscular.

Este tipo de suplemento deve ser utilizado por períodos curtos de tempo.

Creatina

creatina é um dos suplementos mais procurados porque ela ajuda a inflar, porém, o que poucos sabem é que não se trata de um aumento muscular, mas sim da quantidade de água dentro das células. A base da creatina são proteínas de origem animal, encontradas especialmente na carne vermelha, misturadas com outros componentes. É bastante utilizada pois aumenta a energia e a força, melhorando o rendimento do treino.

BCAA

BCAA que vem da abreviação de “Branch Chain Amino Acids” que significa “aminoácidos de cadeia ramificada“, são formados por três aminoácidos que não são produzidos pelo nosso organismo.

Sua principal função é a recuperação da musculatura e das lesões musculares, além de aumentar a capacidade de ganho de massa muscular.

Suplementos Termogênicos e queimadores de gordura

São procurados especialmente por mulheres, sob a esperança de acelerar o metabolismo e assim emagrecer. A grande maioria desses suplementos não possuem garantias científicas de que trazem o efeito esperado. Alguns deles possuem cafeína e podem favorecer o desenvolvimento de atividades físicas. Esses suplementos, em especial, devem ter um acompanhamento médico para evitar efeitos adversos.

Aminoácidos e glutamina

É composto por proteínas e trabalha na manutenção da massa magra. Atua também na reparação da musculatura e seu desenvolvimento. É recomendado para atletas que necessitam de reposição de proteínas. Quem sofre de problemas hepáticos, intestinais ou renais devem ter a atenção redobrada ao usar esse tipo de suplemento alimentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *